sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Cinética Química - Aplicações no cotidiano

A cinética é a parte da química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influenciam. E a mesma está presente em nosso dia-a-dia, mas não a percebemos. Citarei agora 3 situações que envolvem a cinética química e como ela está aplicada.

1ª Situação - A comida posta na geladeira
Quando você põe um alimento na geladeira, têm o intuito dela retardar seu apodrecimento. Este apodrecimento ocorre devido a altas temperaturas, que  aceleram o processo de apodrecimento e já as temperaturas baixas conservam-o, e podem fazer com que dure meses ou até mesmo anos. Quando você diminui a temperatura de um alimento, há uma diminuição no grau de agitação das partículas, onde ocorre uma menor colisão de moléculas. 

2ª Situação - Maior facilidade em acender uma fogueira com lascas de madeira do que com pedaços maiores (troncos)
É mais fácil devido à superfície de contato. Ela é maior nas lascas de madeira pois elas tem um maior contato com o oxigênio em seu miolo do que os troncos, por isso queima com mais facilidade.

 3ª Situação - O apodrecimento

Ele também ocorre devido à temperatura. A agitação das moléculas faz com que haja uma grande colisão de moléculas no alimento, acelerando seu apodrecimento em altas temperaturas.

Experimento Químico - Superfície de Contato





Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior será a velocidade da reação. Exemplo: os antiácidos efervescentes (Sonrisal) quando triturados se dissolvem mais rápido em água do que em forma de comprimido inteiro, isto porque a superfície de contato fica maior para reagir com a água. O objetivo era comparar o tempo em que cada um era consumido e observar a influência da superfície de contato na velocidade da reação.

                Conclusão

    Neste experimento onde se deseja analisar como a superfície de contato influencia na velocidade da reação, foram colocados um comprimido de Sonrisal triturado em um copo com água (copo 1) em temperatura ambiente e outro sem triturar foi colocada em outro copo com a mesma quantidade de água (copo 2).

Introdução - Cinética Química

Cinètica Quìmica
É a parte da química que estuda a velocidade das reações e os fatores que nela influenciam, como a superfície de contato, entalpia, entre outros.

Velocidade Média
A velocidade média da reação pode ser dada pela razão entre a concentração sobre a variação do tempo:
Teoria de Colisões 
Para que uma reação química aconteça entre duas substâncias, é necessário que:
  • Estas substâncias sejam reativas;
  • Ocorra choque entre as moléculas;
  • Que esse choque possua uma orientação favorável e possua energia para formar os produtos;
  • Existem dois tipos de choque: 
    • Os efetivos (ou eficazes): Formam produtos com energia de colisão suficiente e geometria de colisão adequada;
    •  Os não-efetivos (ou não-eficazes): Formam produto sem energia de colisão suficiente e/ou com geometria de colisão inadequada.
  •  Os choques efetivos levam à formação de espécies intermediárias que irão formar os produtos.
 
Complexo Ativado 
Ele é o estado intermediário entre os reagentes e seus produtos. Possui uma estrutura com ligações enfraquecidas  e formação de novas ligações. Tem vida curta, é instável e desintegra-se facilmente.
É necessário que além da posição favoráve, o choque possua energia suficiente para que a reação aconteça.

Energia de Ativação (Eat)
A energia de ativação é a energia mínima necessária para que um choque, com posição favorável, seja eficaz.
↓ Eat → ↑Velocidade da reação
↑ Eat → ↓Velocidade da reação
A energia de ativação produz dois tipos de reação:
  • Reação exotérmica: Onde a energia dos produtos é maior que a energia dos reagentes (𝚫H<0). Essa reação ocorre com liberação de energia.
Exemplo: 
  • Reação endotérmica: Onde a energia dos produtos é maior que a energia dos reagentes (𝚫H>0). Essa reação ocorre com absorção de energia.
Exemplo:


Fatores que alteram a velocidade das reações 
_Temperatura
_Superfície de contato
_Catalisador
Temperatura:O aumento da temperatura leva ao aumento da energia cinètica das moléculas.Com isso, aumenta o grau de agitação das moléculas e a frequência de choques efetivos.
 Superfície de contato: Quanto maior for a superfície de contato entre os reagentes, maior será a frequência de choques entre elas, o que provoca um aumento na quantidade de choques entre efetivos que aumenta a velocidade das reações.
Catalisador: Catalisadores sâo substâncias que  alteram a velocidade de reações químicas, sem serem consumidos de forma considerável. E, no final do processo, eles são recuperados, tendo sido pouco consumidos.






 

Paródia Cinética Química - Será (Legião Urbana)